quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Guerra do Paraguai

Preparativos para os festejos da vitória no Brasil (1870).


Soldados brasileiros da província do Ceará em operações de guerrilha.

Soldados brasileiros em procissão para Nossa Senhora da Conceição em 30 de maio de 1868

Tropa brasileira em Nova Palmira (1865).


Tropas brasileiras em Tayi durante a Guerra do Paraguai (1868).


Oficiais brasileiros posando para fotografia (1868


Tenente Pio Corrêa Rocha, morto pouco tempo após o envio desta fotografia aos familiares que viviam no interior da província de São Paulo, Janeiro de 1866.


Última foto de Francisco Solano López, 1870.


12 dez 1871 – Envelope da Marinha Brasileira na guerra do Paraguai enviado para o Dr Thomas Antônio de Abreu (Médico chefe da Marinha no Rio) com carimbos azuis FRANCA e FORÇA NAVAL DO BRASIL NO PARAGUAY


1865 POSTAL DA GUERRA DO PARAGUAI



Cabo desconhecido que pertencera ao 1º Batalhão de Voluntários da Pátria, infataria pesada (1865)



Soldados dos Voluntários da Patria que combateram na Guerra do Paraguai. Desenhos de Hendrik Jacobus Vinkhuijzen, publicados pela primeira vez em 1867 na Alemanha

Detalhe da pintura Bat do Avaí - Gen Osório usa um sabre de oficial modelo 1831 e não o sabre de general a que teria direito - O soldado paraguaio no chão oferece um sabre de Dragão usado pelo Brasil


“D. PEDRO II TRAJANDO UMA PILCHA GAÚCHA EM SUA VISITA A PORTO ALEGRE, QUANDO IA PARA URUGUAIANA PARA COMEMORAR A EXPULSÃO DOS PARAGUAIOS DE TERRITÓRIO BRASILEIRO”

Por: Cleovaldo Pinheiro - 28/09/11


Luís Osório, Marechal do Exército do Império do Brasil, herói da Guerra do Paraguai, da Guerra do Prata, da Guerra da Cisplatina e da Guerra de Independência do Brasil

Para ver mais imagens da Guerra do Prata acesse o post Argentina






Postos de comerciantes no rio Paraná séc XIX







Passagem de Curupaity a 15 Ago 1867 Raphael Mendes de Carvalho - biblioteca nacional




Victor Meirelles ao retratar a batalha naval do Riachuelo (Guerra do Paraguai




Pedro Américo - Batalha do Avahy, 1872-1877 - Rio de Janeiro, Museu de Belas Artes



A Tríplice Aliança e a Onda Positivista Tomadas das trincheiras de Curuçu na Guerra do Paraguai pelo segundo Corpo do Exército ao mando do Exmo Barão de Porto Alegre


Tuyuti




Acampamento do exercito brasileiro em Guiuzú retratado no quadro de Cándido Lópes

Lança de um manual de 1855 provavelmente do modelo de 1844


Oficial e soldado do Império do Brasil uniformes da Guerra do Paraguai Desenhos de Hendrik Jacobus Vinkhuijzen publicados em 1867



H. Fleiuss - D. Pedro o primeiro dos heróis - A Semana Ilustrada 1865.



Os três chefes de Estado do Brasil Uruguai e Argentina numa caricatura da rev Semana Ilustrada - 1865



Imperador D Pedro II sendo aclamado pela população por se negar a pedir desculpas à Marinha Britânica



Dom Pedro II e o gabinete da Conciliação de 1853 - visc do rio branco a direita

Visconde_do_Rio_Branco_1879 Alberto Henschel


Conde d´Eu (mão na cintura) à esq José Paranhos (Visconde do Rio Branco) e entre os dois Alfredo d_Escragnolle + oficiais brasileiros da Guerra do Paraguai - 1870 - Carlos César


Conde D´eu


Patrono_marechal osorio


Luíz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)


Luíz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)


Luíz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)-


Luíz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)-


Francisco_Solano_Lopez


Solano Lopez, como sanguinário - Caricatura de Angelo Agostini na Revista Fluminense 12/06/1869



Rendição em Uruguaiana - episódio da Guerra do Paraguai litografia de Pedro Américo



Prisioneiros paraguaios



"Autor desc. (circa 1867): dois cartes-de visite mostrando soldado e oficial paraguaios capturados por oficiais brasileiro e argentino respectivamente. Biblioteca Nacional Rio de Janeiro"

Foto do século XIX de duas crianças que participaram da Guerra do Paraguai




Cadáveres paraguaios - cólera



A destruição causada pela guerra- Tela de Juan Blanes 1880 Museu Nacional de Montevidéu Uruguai

12 comentários:

  1. Belo trabalho sobre o tema, é pena que em nossas escolas atuais esse conflito e a importância dos Voluntários da Pátria sejam tão pouco lembrados.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de Blog !!! Algo sério e bem feito é sempre empolgante !

    ResponderExcluir
  3. adorei seu trabalho!
    eu sempre me enteressei em fotos historicas e vc tem algumas q eu nem conhecia!
    parabens!

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho!
    Felizmente "o tempo faz cicatriz".
    Essa história jamais deverá ser esquecida.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo material! Muito bom,o seu trabalho! Uma fonte enriquecedora para meus estudos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Sensacional seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Amei as imagens o blog é perfeito é uma ótima idéia, olha q eu ja pensei num blog desse tipo só com as imagens Históricas e agora achei !!, veja o post da guerra do paraguai que acabei de finalizar: http://historiaespetacular.blogspot.com/2011/10/guerra-do-paraguai.html Espero que goste !

    ResponderExcluir
  8. Fotos interessantes e registro visual de nossa história. Parabéns belo blog e sua boa intenção de reavivar na consciência brasileira o nosso passado.

    ResponderExcluir
  9. ME DEDICO, COMO ESCRITOR, AO ESTUDO DA GUERRA DO PARAGUAI E, COMO SOU URUGUAIANENSE, (ONDE HOUVE UMA RENDIÇÃO DOS PARAGUAIOS), POR GENTILEZA, CONTEXTO A FRASE "RENDIÇÃO DE URUGUAIANA" - MINHA CIDADE NUNCA SE RENDEU - SUGIRO: "RENDIÇÃO EM URUGUAIANA" - ESTA PREPOSIÇÃO, INFELIZMENTE, DEPRECIA MINHA CIDADE - O AUTOR DESTE EXCELENTE TRABALHO NÃO TEM CULPA - POIS ATÉ MESMO AS PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DE CULTURA, EDITAM ERRADO. (VISITE MEU SITE:
    www.artmajeur.com/carlosfonttes.

    ResponderExcluir
  10. VISITA MEU SITE E ENTRA CONTATO COMIGO - VER MINHAS ILUSTRAÇÕES (PINTURAS, DESENHO E LIVROS PUBLICADOS)
    SOU DELEGADO DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR

    ResponderExcluir
  11. Prezado Carlos Fonttes,
    Agradeço o seu contato e lhe comunico que aceitei a sua sugestão. Já foi feita a devida alteração.
    Lembro que entrastes em contato comigo pouco tempo depois da fundação do blog. Meu avô era de Uruguaiana, da família Martins, e fico feliz em receber notícias e sugestões de meus irmãos uruguaianenses.
    Abração!
    Bruno Farias

    ResponderExcluir
  12. Estou estudando e pesquisando o envolvimento de crianças na guerra do Paraguai, principalmente o massacre em Acosta Ñu, mas não tenho encontrado Fontes para esse trabalho.Meu Orientador sugeriu fazer uma viagem ao Paraguai. Gostaria que me fornecesse algumas sugestões. Agradecida.

    ResponderExcluir